domingo, 17 de novembro de 2013

Matemática no Cotidiano

Onde encontramos a matemática?

Ora! A matemática está presente em nossas vidas mais que imaginamos não só dentro da sala de aula, mas em praticamente em tudo:
Ao acordar o despertador nos acorda às 06:00 horas da manhã para seu pai ir trabalhar, é um exemplo...veja! logo pela manhã já despertamos com números,
Quantas vezes você escova seus dentes, quantas refeições você faz por dia? Ao telefonar para sua mãe você tem que saber o número de telefone dela, o carteiro para deixar uma correspondência na sua casa ele precisa saber seu CEP  de seu endereço, que muitas das vezes é composto por números, vamos elaborar uma lista com 20 situações no qual precisamos dos números!


·       Ao telefonar para alguém;
·       Ao apertar o número do andar no elevador;
·       Ao pagar alguma coisa;
·       Ao contar dinheiro;
·       Ao receber troco de dinheiro;
·       Ao usar a calculadora;
·       Ao usar a senha de algum programa;
·       Ao escolher qual canal assistir na televisão;
·       Ao pegar o ônibus para ir a escola;
·       Ao saber do CEP de alguma cidade;
·       Ao usar documentos como identidade e CPF;
·       Ao ligar o microondas;
·       Ao escolher qual música ouvir na rádio;
·       Na escola para resolver os problemas matemáticos;
·       Ao escolher o time para uma partida de futebol;
·       Ao usar o calendário;
·       Ao contar nossa idade;
·       Ao contar quantos colegas temos na sala de aula;
·       Ao saber nosso peso;
·       Ao comprar um sapato temos que saber o número que nos calça bem.




Enfim usamos os números a todo tempo, por isso é de grande importância nós aprendermos suas operações!



VAMOS EXERCITAR!
PARA UMA SÉRIE DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PREPARAMOS A SEGUINTE ATIVIDADE!

ANOTE OS NÚMEROS DA SUA FICHA!


OBSERVAÇÃO PARA O PROFESSOR!

As crianças devem assimilar a ideia que precisam aprender a matemática, pois assim como o português é de extrema importância para a vida acadêmica dos alunos, e aprende-la de forma lúdica, usando de conceitos da própria vivência dos alunos esse aprendizado será significativo a elas. Assim segue essa proposta de atividade no qual postamos aqui no blog partir da própria realidade do aluno podemos alcançar mais resultados para a construção do conhecimento dos mesmos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário