Onde
encontramos a matemática?
Ora! A matemática está
presente em nossas vidas mais que imaginamos não só dentro da sala de aula, mas
em praticamente em tudo:
Ao acordar o
despertador nos acorda às 06:00 horas da manhã para seu pai ir trabalhar, é um
exemplo...veja! logo pela manhã já despertamos com números,
Quantas vezes você
escova seus dentes, quantas refeições você faz por dia? Ao telefonar para sua
mãe você tem que saber o número de telefone dela, o carteiro para deixar uma correspondência na sua casa ele precisa saber seu CEP de seu endereço, que
muitas das vezes é composto por números, vamos elaborar uma lista com 20
situações no qual precisamos dos números!
· Ao
telefonar para alguém;
· Ao
apertar o número do andar no elevador;
· Ao
pagar alguma coisa;
· Ao contar dinheiro;
· Ao
receber troco de dinheiro;
· Ao
usar a calculadora;
· Ao
usar a senha de algum programa;
· Ao
escolher qual canal assistir na televisão;
· Ao
pegar o ônibus para ir a escola;
· Ao
saber do CEP de alguma cidade;
· Ao
usar documentos como identidade e CPF;
· Ao
ligar o microondas;
· Ao
escolher qual música ouvir na rádio;
· Na
escola para resolver os problemas matemáticos;
· Ao
escolher o time para uma partida de futebol;
· Ao
usar o calendário;
· Ao
contar nossa idade;
· Ao
contar quantos colegas temos na sala de aula;
· Ao
saber nosso peso;
· Ao
comprar um sapato temos que saber o número que nos calça bem.
Enfim usamos os números a todo tempo, por isso é de grande
importância nós aprendermos suas operações!
VAMOS EXERCITAR!
PARA UMA SÉRIE DE 1º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL PREPARAMOS A SEGUINTE ATIVIDADE!
ANOTE OS NÚMEROS DA SUA FICHA!
OBSERVAÇÃO
PARA O PROFESSOR!
As crianças
devem assimilar a ideia que precisam aprender a matemática, pois assim como
o português é de extrema importância para a vida acadêmica dos alunos, e
aprende-la de forma lúdica, usando de conceitos da própria vivência dos alunos esse aprendizado será significativo a elas. Assim segue essa proposta de atividade
no qual postamos aqui no blog partir da própria realidade do aluno podemos
alcançar mais resultados para a construção do conhecimento dos mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário